Saneamento de Cadastro de Mercadorias

Muitas empresas ainda ignoram que a governança de cadastro pode reduzir expressivamente seus gastos mensais, especialmente quando o volume de mercadorias é significativo.
Um cadastro sem padronização ou com uma governança mal executada pode gerar inúmeros problemas, como por exemplo, compra de itens ainda disponíveis em estoque, falta de itens-chave para o processo produtivo, duplicidades, entre outros. Por outro lado, quando todas as mercadorias estão cadastradas de acordo com o mesmo padrão e esse padrão é bastante detalhado, é possível gerar ricos relatórios sobre o estoque e fazer projeções e análises melhor fundamentadas.
O serviço de Saneamento de Cadastro de Mercadorias da SYSPED é executado por profissionais extremamente experientes, especializados em governança de cadastros e com carreiras desenvolvidas na área de cadastro em organizações com grande volume de mercadorias e com processos produtivos altamente complexos.
Junto com a inteligência da nossa plataforma de base de dados, entregamos serviços com qualidade comprovada em inúmeros projetos para clientes nacionais e multinacionais de vários ramos de atuação, utilizando padrões de classificação reconhecidos internacionalmente, como UNSPSC, Federal Supply, E-Cl@ss, entre outros.

O que fazemos?

Nós atendemos as demandas de Saneamento de Cadastro de Mercadorias de 4 formas diferentes: Saneamento; Consultoria; Governança; e Classificação Fiscal; ou prestando os 4 serviços em conjunto. 

Saneamento:

Consiste em processar a base de dados do cadastro do cliente de acordo com as melhores práticas, utilizando as metodologias de PDMs e Árvore de Categorias e é executado em 8 etapas:

  1. Análise das Descrições Atuais;
  2. Padronização das Descrições Curta e Longa;
  3. Desenvolvimento dos Padrões de Descrição;
  4. Enriquecimento das Descrições;
  5. Revisão das Unidades de Medida;
  6. Categorização dos Itens;
  7. Identificação e Retirada de Itens Duplicados e Obsoletos;
  8. Classificação Fiscal das NCMs.
A etapa de Classificação Fiscal das NCMs é realizada por meio da análise técnica de cada material, com o apoio da nossa base de dados própria com mais de 2 milhões de itens padronizados e 15 mil PDMs (principalmente para os materiais indiretos) e com consultas aos próprios fabricantes.
O resultado do trabalho é um arquivo com todos os itens saneados, categorizados, padronizados, enriquecidos, classificados e harmonizados, em um template customizado para carga no ERP cliente.

Consultoria:

Consiste em diagnosticar a base de dados e os processos de cadastro do cliente para implementar um modelo de governança de cadastro de mercadorias interno, baseado nas melhores práticas, utilizando as metodologias de PDMs e Árvore de Categorias.

Governança:

Consiste na terceirização da governança de cadastro de mercadorias do cliente, com a análise e tratamento recorrente das solicitações enviadas pelos seus usuários, tendo como base as mesmas 8 etapas do processo de Saneamento. É feito de acordo com SLAs e workflow pré-definidos, cujo resultado pode ser um template de carga ou o próprio cadastro do item remotamente no ERP do cliente.

Classificação Fiscal:

Consiste na realização apenas da Classificação Fiscal das NCMs, que também é realizada por meio da análise técnica de cada material, com o apoio da nossa base de dados própria com mais de 2 milhões de itens padronizados e 15 mil PDMs (principalmente para os materiais indiretos) e com consultas aos próprios fabricantes. O resultado é um arquivo com todos os itens classificados em um template customizado para carga no ERP cliente.

Além da Classificação Fiscal, nós também podemos realizar a Revisão e Monitoramento de NCMs.

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